[vc_row][vc_column][vc_row_inner][vc_column_inner]
História da Associação
Nota: Por forma a não adulterar datas, fatos e protagonistas, decorrerá até ao centésimo aniversário o levantamento da história da associação, pretendemos neste espaço e até lá, apresentar alguns registos históricos de presença ao longo destes 92 anos de existência.
A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Ponte de Sor foi fundada a 1 de Novembro de 1926.
Os fundadores dos Bombeiros Voluntários de Ponte de Sor. Médico, Dr.João Pires P.Miguéns, 1º Comandante, José Nunes M. Adegas, 2º Comandante, João Batista Rosa, Ajudante, António Pires P.Miguéns, Enfermeiro, Pedro Rodrigues, Clarim: Camilo Taveira Pinto, Bombeiros: Pedro Pereira Marques, Joaquim S.Bento, Manuel Jacinto, Manuel Pires Filipe, Simplício João Alves, Severino Marques Calado, Daniel da Silva, Manuel Marques N. Adegas, José Pita Pires, António Duarte Lino, Joaquim Figueira, Raul Zêzere, Eurico P. de Carvalho, José Gonçalves Ferreira, Francisco Taveira Pinto e Cosme S. Mendes.
Foi este grupo de homens, o seu altruísmo e a vontade de fazer mais e melhor pela sua Comunidade, pela sua vila e pelas suas gentes que fundou aquilo que é hoje a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Ponte de Sor.
Ao longo dos anos outros honraram o altruísmo dos fundadores, foram muitos, e ficará o testemunho do seu legado, no levantamento histórico em curso, até lá, fica os registos pelos mais antigos e referentes a períodos distintos.
Folha de Matrícula de um bombeiro da associação com registos de 1927 a 1942.
Exemplo de Folha de Matrícula de um dos primeiros bombeiros voluntários de Ponte de Sor, após fundação, Joaquim Pombinho.
Atente-se á forma como se enaltecia e se registava para a posteridade o reconhecimento dos serviços prestados à comunidade:
“ … Louvado – Pela grande demonstração de disciplina, boa vontade, coragem e civismo com que se postou durante as inundações que sofreu esta vila em 23 de Janeiro de 1941. O.S. nº3
Louvado – Pela boa vontade e dedicação à causa “A Bem da Humanidade”, na extinção do incêndio ocorrido no dia 10 de Dezembro de 1941 na Fábrica de Pimentão de António da Silva Lobato O.S. nº23 …”
O primeiro quartel de Bombeiros construído, no local do atual e a foto dos elementos do corpo de bombeiros, data não determinada.
Corpo de Bombeiros voluntários de Ponte de Sor, frente ao antigo quartel, no local do atual, mas, mais não era que um pavilhão construído em madeira pelos próprios voluntários.
O mais antigo cartão de Identificação de Bombeiro, obtido ao momento:
Exemplo de 1964, Cartão de Identidade do bombeiro, Fernando Beato dos Santos.
Atualmente o Corpo de Bombeiros Voluntários de Ponte de Sor é composto por 105 elementos, que possuem ao seu dispor e para cumprimento do seu escopo, trinta e três veículos, quatro ambulâncias de socorro, onze ambulâncias de transporte de doentes, nove veículos para combate a incêndios, seis veículos de socorro, comando, suporte logístico e três veículos dedicados ao transporte de doentes não urgentes.